publicidade

NVIDIA é convocada para desenvolver o supercomputador mais potente do mundo

publicidade

A agência de pesquisa avançada em defesa americana (Darpa, na sigla em inglês), concedeu a um time conduzido pela NVIDIA, empresa de computação visual criadora da unidade de processamento gráfico (GPU), o montante de 25 milhões de dólares para construir a próxima geração de supercomputadores.

O contrato fechado para o programa “Computação Onipresente de Alta Performance (Ubiquitous High Performance Computing, em inglês) prevê o desenvolvimento de supercomputadores que atinjam um exaflop (1 milhão de trilhões ou um quintilhão de cálculos por segundo), o que representa mil vezes a potência dos sistemas mais velozes do mundo, que hoje pertencem ao departamento norteamericano de defesa. Os protótipos devem entrar em funcionamento a partir de 2018.

O time, que inclui Cray Inc., Oak Ridge National Laboratory e seis universidades dos EUA, foi montado para superar os limites da arquitetura computacional, desenvolvendo novas tecnologias para aumento de performance, capacidade de programação e segurança.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile