O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anuncia que vai inaugurar, dentro de alguns meses, um equipamento de nova geração para monitorar com alta precisão a incidência de raios na cidade de São José dos Campos (SP), com vistas a aplicações em todo o país.
Os trabalhos serão realizados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto, sob coordenação de Osmar Pinto Júnior, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Este projeto será o primeiro do mundo a realizar tais observações.
Os resultados do projeto deverão auxiliar na compreensão do fenômeno e na avaliação de sua variabilidade geográfica. Eles também serão de grande importância no aperfeiçoamento das observações feitas pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDat).
Composto por três câmeras de alta resolução, o novo equipamento possui características fundamentais para o estudo de raios: alta velocidade de gravação e boa qualidade de imagem. Além disso, possui sensores que ativarão as câmeras automaticamente em caso de ocorrência de raios. As atividades de observação devem ser iniciadas ainda este ano.
O objetivo é captar imagens de diferentes ângulos de uma mesma tempestade, o que ampliará o número de raios registrados por minuto e aumentará a qualidade das informações.
Dados mais precisos, obtidos a partir de estudos como este, poderão auxiliar na compreensão do fenômeno e também orientar políticas ou trabalhos para a prevenção de mortes e danos materiais, como a realização de campanhas de conscientização da população e desenvolvimento de novas tecnologias na área.
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.