publicidade

Workshops apresentam ao mercado brasileiro solução para mapeamento móvel em 3D

publicidade

A Optech e a Santiago & Cintra apresentam ao mercado brasileiro de geotecnologia o sistema Lynx, um dos mais modernos sistemas de mapeamento móvel 3D.

Com o objetivo de demonstrar todas as funcionalidades desta solução, foram realizados dois workshops em agosto, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que contaram com a presença de representantes de grandes empresas e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Palestra LinxAs apresentações foram feitas por Gustavo Streiff, diretor comercial da Santiago & Cintra Geo-tecnologias, e pela equipe de vendas e técnica da Optech, que veio do Canadá especialmente para estes workshops e para a demonstração do sistema Lynx.

Além das apresentações, os participantes puderam participar da demonstração do equipamento. Em duplas, era possível andar com o carro que tinha o sistema Lynx instalado e ver como é feita a coleta de dados em movimento. Após o levantamento, os dados coletados em campo foram apresentados pela equipe técnica da Optech aos participantes.

Veja outras fotos dos eventos na página da S&C no Flickr.

Lynx

O principal objetivo destes workshops foi apresentar as características e potencialidades desta tecnologia. O sistema Lynx é capaz de realizar o escaneamento a laser e capturar imagens digitais em tempo real. O sistema utiliza também receptores GNSS, sistema inercial e medidores de velocidade altamente precisos, para realizar o posicionamento e georreferenciamento de todos os dados levantados pelas câmeras e scanners integrados ao sistema, com precisão centimétrica. Este sistema pode ser instalado em um carro comum e até mesmo em uma embarcação e é ideal para realizar levantamentos de grandes áreas, em intervalos de tempo extremamente curtos.

Carro LynxDentre os dados que podem ser fornecido pelo Lynx, destacam-se:
– Mapeamento detalhado de ambientes urbanos;
– Detalhamento para a gestão de ativos ferroviários e rodoviários; entre outras aplicações.

Os scanners laser que compõem o sistema Lynx, podem levantar até 400 mil pontos por segundo, permitindo mapeamento a velocidades de até 100 quilômetros por hora, associando a imagens obtidas por câmeras de 5 Mega Pixel. O Lynx permite realizar levantamentos durante o dia e durante a noite. Essas e outras características fazem do Lynx uma ferramenta para mapeamento em massa de grandes áreas.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.

publicidade
Sair da versão mobile