publicidade

Nova Norma para georreferenciamento de imóveis: como essa mudança afeta a regularização de terras no Brasil?

publicidade

A 2º Edição da Norma de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, revisada este ano pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), irá agilizar os processos burocráticos pelos quais estavam passando tanto os proprietários de terras como os profissionais e órgãos responsáveis pelos encaminhamentos.

De acordo com Marcelo Cunha, coordenador geral de cartografia do Incra, em recente entrevista à Revista InfoGNSS, a nova edição da Norma Técnica avançou em vários aspectos, entre eles a definição otimizada e organizada dos arquivos e documentos digitais a serem entregues aos Comitês Regionais do Instituto. A nova Norma insere o conceito de planilha de dados cartográficos, permitindo o armazenamento de todas as informações dos vértices da propriedade em um banco de dados digital.

Isso tornará os processos mais simplificados para os profissionais envolvidos com o georreferenciamento de imóveis rurais. Cunha ainda ressalta que, em algumas Regionais do Incra, o prazo para análise dos processos de certificação não tem passado de 60 dias, mostrando que as mudanças já estão surtindo efeito.

A partir destes e de outros fatos envolvidos com a nova edição da Norma, o Portal MundoGEO e a Revista InfoGNSS, em parceria com entidades ligadas ao setor, promovem o seminário GeoCertificação de Imóveis Rurais, no dia 23 de setembro, em São Paulo.

GeoIncraMarcelo Cunha também estará presente no evento, para a palestra de abertura, mostrando os conceitos e as mudanças da segunda edição da Norma de georreferenciamento e os novos procedimentos de certificação de imóveis rurais. O encontro trará uma grade completa de debates e palestras, ministradas por profissionais de instituições e empresas que trabalham direta ou indiretamente com georreferenciamento e certificação.

Para obter mais informações sobre o seminário, acesse o hotsite do evento, envie um e-mail para seminarios@mundogeo.com, telefone para (41) 3338-7789 ou siga o Twitter @seminarios.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.

publicidade
Sair da versão mobile