Após um longo trabalho de revisão, foi publicada em março deste ano a segunda edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que deve trazer maior eficácia na elaboração de um abrangente e completo banco de dados da estrutura fundiária no Brasil.
Mas não foi só a Norma que mudou. Com o objetivo de solucionar questões relativas ao Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) e aos processos de georreferenciamento protocolados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram alterados diversos procedimentos internos e requisitos de documentação, simplificando as análises.
De acordo com Marcelo Cunha, Coordenador Geral de Cartografia do Incra, a agilização dos trabalhos se dá através da incorporação de novos métodos e técnicas de levantamento de campo, disponibilizando ao credenciado uma gama maior de possibilidades. “Foram definidas, ainda, diferentes precisões para os vértices definidores do perímetro, tornando mais realista o nível de precisão versus as condições de campo”. Foi implantado também um novo modelo de declaração de respeito de limites, que desobriga a assinatura do confrontante na referida declaração. “Nos trabalhos de escritório, houve mudanças nas técnicas, permitindo processamento automatizado do transporte de coordenadas, além de uma definição mais clara dos resultados a serem apresentados para certificação”, complementa Marcelo.
Para debater os principais pontos da nova edição da Norma de Georreferenciamento de Imóveis Rurais do Incra e dos novos procedimentos de Certificação, especialistas do setor estarão reunidos no dia 23 de setembro, em São Paulo, no seminário GeoCertificação de Imóveis Rurais, mostrando de que forma estes processos estão se tornando mais ágeis e descomplicados.
Com o tema “Saiba o que muda com a nova Norma de Georreferenciamento e novos procedimentos do Incra”, este evento é indicado para profissionais envolvidos em todas as fases do georreferenciamento e da certificação de imóveis rurais, como agrimensores, cartógrafos, topógrafos, geomensores, advogados e registradores, além dos demais técnicos, tecnólogos e engenheiros credenciados junto ao Incra.
Leia a íntegra da matéria sobre geocertificação de imóveis rurais.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS e InfoGEO.
Siga o Portal MundoGEO no
Twitter.