publicidade

Passo a passo: saiba como criar camadas de informação SIG através de fotografias com dados GPS

publicidade

Dispositivos que integram câmera digital com GPS estão cada vez mais presentes em aplicações geoespaciais. O programa GeoFotosMapeador, desenvolvido pela GeoDesign Internacional para otimizar o processamento e integração dos dados de fotografia e vídeo com posicionamento GPS, é o primeiro aplicativo nacional deste tipo.

Originalmente desenvolvido para processar imagens e atributos obtidos com a câmera digital Ricoh Caplio 500SE, o GeoFotosMapeador pode processar dados obtidos com outros equipamentos capazes de gravar imagens no formato JPEG e informações de posicionamento GPS, como etiquetas no padrão Exif 2.2. O programa foi avaliado através do processamento de imagens dos seguintes equipamentos que integram câmera digital com GPS: Canon 40D, ike1000/ikeGPS, Nikon Coolpix P6000, Nikon D3, D200, D300 e D5000, Panasonic Lumix DMC-ZS7, Ricoh Caplio 500SE e Samsung ST1000.

O programa processa as imagens de entrada, extrai os dados de posicionamento GPS, orientação e atributos de cada fotografia e vídeo, gerando arquivos de saída em vários formatos geoespaciais, CAD, banco de dados e outros. Os dados de posicionamento GPS são extraídos de cada fotografia e do arquivo de registro de rastreio de percurso (TrackLog) gravado pela câmera Ricoh Caplio 500SE.

Veja nesta matéria como você pode usar o GeoFotosMapeador 1.0 para otimizar o processamento de imagens de fotografias com dados GPS para integração a um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Leia a íntegra do passo a passo sobre o GeoFotosMapeador.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e InfoGNSS.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile