publicidade

Satélite Goce passa por ajustes e volta a funcionar normalmente

publicidade

A missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para o estudo do campo gravitacional já se recuperou de uma falha que impedia o envio dos dados científicos às estações de rastreamento em terra. A falha foi solucionada antes do previsto graças ao intenso trabalho de toda a equipe de especialistas.
 
O problema com o sistema de comunicações aconteceu no dia 8 de julho, quando o Explorador do Campo Gravitacional e da Circulação Oceânica (Goce) repentinamente deixou de enviar dados.

Uma primeira análise da situação, por parte da equipe da ESA e da indústria, indicou que a falha estava relacionada com o link entre o módulo do processador e os módulos de telemetria do computador principal. Estes módulos de telemetria estão situados entre a placa do processador e os transmissores, formando o núcleo do subsistema de comunicações e de tratamento de dados.  
 
Agora que o Goce recuperou todas as suas faculdades, se planeja estender a vida útil da missão para mais além do horizonte de 2011, já que as operações do satélite têm consumido menos combustível do que estava inicialmente previsto.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile