publicidade

Terceira edição do GeoPantanal discute mudanças ambientais na bacia do Alto Paraguai

publicidade

De 16 e 20 de outubro, será realizado em Cáceres, Mato Grosso, o 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal). O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Embrapa Informática Agropecuária, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unemat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

O simpósio é voltado, especialmente, a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da área de geotecnologias e suas aplicações nos estudos do Pantanal e de regiões úmidas. As inscrições podem ser realizadas, até 9 de outubro, pela internet. Após esta data, os interessados devem se inscrever e efetuar o pagamento no local do evento.

Durante a programação, serão promovidas mesas-redondas para discutir desafios e perspectivas do desenvolvimento da região e os impactos das mudanças ambientais na bacia do Alto Paraguai, e para debater o monitoramento, a regularização e o licenciamento ambiental na bacia do Pantanal.

O 3º GeoPantanal promoverá, ainda, uma série de palestras com especialistas do Brasil e do exterior, além de cursos, sessões técnicas e exposições de painéis. Também vai possibilitar a divulgação de trabalhos científicos e metodológicos realizados na área geotecnológica, desenvolvidos em locais semelhantes ao Pantanal.

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério do Meio Ambiente, Mapa, Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Agência Espacial Brasileira (AEB), Revista Geografia, Revista GeoPantanal, Mundo Geo, Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e em Ecologia e Conservação da Unemat e em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile