publicidade

BID aponta que risco de desastres naturais continua alto na América Latina e no Caribe

publicidade

Um relatório divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que o risco de desastres naturais em países da América Latina e do Caribe continua alto. Segundo o órgão, os custos econômicos e sociais decorrentes de terremotos, inundações e tempestades são potencialmente debilitantes na região.

O documento detalha perdas econômicas potenciais que um grupo de 17 países poderia sofrer em casos de desastre natural e avalia a efetividade dos governos para administrar esses riscos. A avaliação do BID é que os sistemas e as políticas adotados na região ainda são insatisfatórios.

Os indicadores mostram, por exemplo, que se o Peru fosse atingido por um terremoto similar ao registrado no Chile no início deste ano, poderia sofrer perdas econômicas de até 15,8 bilhões de dólares. Um evento semelhante no México poderia causar perdas de até 5,2 bilhões de dólares, de 3,8 bilhões na Colômbia e de 3,5 bilhões no Equador.

Terremotos, inundações e tempestades provocaram um total de 34 bilhões de dólares em perdas econômicas entre 2000 e 2009.

Fonte: Agencia Brasil

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile