A data de 20 de novembro de 2011 é o limite para que as propriedades rurais tenham a descrição georreferenciada sem sofrer as limitações impostas pela Lei.
Buscando ter uma ordem de grandeza do universo de imóveis rurais, se realizou uma pesquisa pela internet, na qual foram encontradas variações nas estatísticas consultadas.
Diante dos limites deste pequeno estudo, tomou-se como base 3,5 milhões (1998) de imóveis cadastrados – propriedades e posses -, mas informações colhidas no site do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), por exemplo, acusam a emissão de cerca de 4,5 milhões de certificados de cadastro de imóveis rurais em 2005, e pelo Censo Agropecuário do IBGE se verificam mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários, diferença atribuída aos conceitos de estabelecimento e imóvel rural.
A título de curiosidade, foi constatado nestas pesquisas que a Espanha possui cadastradas 41,7 milhões de parcelas rurais, sendo que o Brasil tem cerca de 10% disso.
De outra fonte, a Análise da Estrutura Fundiária Brasileira, disponível no site do Incra, que apresenta dados cadastrais de 1992, verifica-se um número de 2,9 milhões de imóveis rurais.
Leia a íntegra da coluna Agrimensura, na edição 32 da revista InfoGNSS. Se você ainda não recebe a InfoGNSS e/ou InfoGEO, conheça as opções de assinatura.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.