publicidade

Sede do Inpe recebe reuniões sobre normalização espacial da ISO

publicidade

O Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será sede de reuniões semestrais de três grupos de trabalho do subcomitê dedicado à área espacial da Organização Internacional para Normalização (ISO, na sigla em inglês).

No evento, estarão presentes delegações de Rússia, China, Estados Unidos, Japão, França e outros países, para discutir a elaboração de normas para o setor espacial. Todas elas fazem parte do subcomitê SC14 (Sistemas e Operações Espaciais) do TC20, o comitê para assuntos ligados à aeronáutica e espaço da ISO. Este subcomitê se reúne anualmente, tendo sido a ocasião mais recente há seis meses em Londres.

Paralelamente ao encontro no LIT, haverá duas reuniões de outros grupos de trabalho do SC14 da ISO, uma delas com representantes do Inpe em Paris, que também abordarão a elaboração de normas para o setor espacial.

No Brasil, estarão reunidos os seguintes grupos de trabalho: WG1-Design Engineering and Production, WG2-Interfaces, Integration and Test e WG6-Materials and Process. No LIT/Inpe, as reuniões estão sendo coordenadas por Carlos de Oliveira Lino, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é membro da ISO.

Entre os temas abordados pelos grupos de trabalhos do TC20/SC14 da ISO estão: engenharia de projeto espacial, interfaces, integração e ensaios espaciais, operações e apoio no solo para atividades espaciais, condições ambientais naturais espaciais e induzidas, gerenciamento de programas espaciais e qualidade e materiais e processos de aplicação espacial.

Com sede em Genebra, a ISO é uma organização internacional com 167 membros e que desenvolve e publica normas internacionais em várias áreas da tecnologia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Inpe

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile