Considerada entre os três mercados emergentes mais importantes da atualidade, a geotecnologia será tema do Seminário Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional, promovido pela Fundação Fórum Campinas (FFC) na próxima sexta-feira (5/11).
A programação do seminário A Contribuição das Geotecnologias para as Boas Práticas em Agricultura conta com a participação de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de diversas unidades do Brasil, incluindo unidades de Campinas e São Carlos, abordando as contribuições dessa tecnologia para a agricultura. O evento, aberto ao público, será realizado no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a partir das 8h da manhã.
Durante o seminário, serão apresentadas aplicações dessa tecnologia para as boas práticas em agricultura e na pecuária, para indicação geográfica da produção de vinhos no Rio Grande do Sul, em programas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que concilia a preservação ambiental com a ocupação da propriedade rural de forma produtiva, e ainda em Agricultura de Precisão.
Imagens de alta resolução para agricultura
A Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu, no dia 27 de outubro, um seminário técnico com o cientista indiano Kumar Navulur, sobre imagens de satélite de alta resolução espacial e aplicações agrícolas e ambientais.
O cientista é especialista na análise de imagens de diversas plataformas e sensores e é o principal pesquisador da empresa norte-americana DigitalGlobe, que opera uma constelação de satélites de alta resolução. Na Embrapa, Kumar Navulur apresentou uma visão geral sobre as bandas científicas do satélite Worldview-2, lançado em outubro do ano passado. Ele é o único satélite comercial que disponibiliza imagens de alta resolução com oito bandas multiespectrais, além das quatro normalmente utilizadas.
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.