publicidade

Livro aborda a influência que os processos de educação têm em toda a cadeia de sustentabilidade

publicidade

LivroO livro Educação Ambiental e Sustentabilidade aborda principalmente a influência que os processos de educação têm em toda a cadeia de sustentabilidade. A educação ambiental é entendida nesse material como uma educação política e formação da cidadania ativa, pretendendo ações transformadoras da realidade socioambiental.

Assim, a aplicação da educação ambiental deve acontecer em todas as camadas da sociedade e por diferentes instrumentos. Por isso, ter um entendimento amplo sobre o assunto, desde os fundamentos metodológicos até casos de estudos aplicados à educação ambiental, é necessário para aplicação dos conceitos na prática.

Educação Ambiental e Sustentabilidade aborda também possíveis soluções que priorizem a melhora da qualidade do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida da sociedade.

Com 36 capítulos, divididos em seis partes, o livro foi organizado e editado por Arlindo Philippi Jr. e reúne os resultados de estudos, pesquisas e experiências de professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental. O material aborda o conteúdo com o ponto de vista de autores de diversas áreas, tratando o assunto com interdisciplinaridade.

A primeira parte, Introdução, apresenta as bases políticas, conceituais e filosóficas da educação ambiental e como elas podem transformar a sociedade. Em seguida, vem a Fundamentação Ambietal, que aborda a relação da sociedade com o meio ambiente em vários períodos da história, assim como o uso dos recursos naturais, do saneamento, a poluição do ar, água e solo, a gestão ambiental, o desenvolvimento sustentável e a legislação brasileira sobre o assunto.

Fundamentação em Educação Ambiental, a terceira parte do livro, mostra ao leitor como os modelos de cultura modificaram o ambiente em que estavam e relaciona o assunto com os fundamentos da educação ambiental. Nesse contexto, fala também sobre a repercussão dos movimentos ambientalistas. Em seguida, Estratégias de Educação Ambiental apresenta casos e exemplos de como usar técnicas de comunicação, oficinas, linguagens visuais, músicas, teatro, arte e histórias para passar uma mensagem sustentável para o público.  

A quinta parte, Fundamentação Metodológica, aborda os cuidados com metodologia de trabalhos científicos na área de educação ambiental e como fazer planejamentos estratégicos e de gestão. Por fim, o último capítulo, Estudos aplicados à Educação Ambiental, mostra o papel da universidade na criação de uma rede sustentável e a importância da responsabilidade social nesse processo.  

O livro Educação Ambiental e Sustentabilidade já está disponível no Portal MundoGEO.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile