publicidade

Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável

publicidade

LivroO livro Saneamento, Saúde e Ambiente – Fundamentos para um Desenvolvimento Sustentável conta com o trabalho de 22 professores, pesquisadores e profissionais de sustentabilidade em diversas áreas de atuação, organizado por Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde Pública da USP. O material aborda o resultado de estudos, pesquisas e experiências, com enfoque em temas que abordam a modificação ambiental produzida pelos modelos de desenvolvimento da sociedade humana e seus efeitos.

Dividido em quatro partes para melhorar a compreensão dos leitores, o livro aprensenta um didatismo na abordagem dos temas, abordando os aspectos históricamente e interpretando os dados de pesquisas. A primeira parte, titulada Saneamento, Saúde e Ambiente, aborda o impacto das modificações ambientais feitas pela sociedade nos ecossistemas naturais e na saúde pública. A maneira com que os governos lidam com essas questões também esta imediatamentes relacionada ao assunto, já que as decisões partem desse setor. Por fim, é mostrado as consequências da exposição humana à poluentes e resíduos, aumentando indíces de mortalidade.  

Já a segunda parte, Sistemas de Saneamento Básico, relaciona a gestão e gerenciamento dos sistemas de saneamento com a sociedade. Para isso, questões culturais e sociais, como o hábito de consumo de água ou ocupações irregulares de terrenos, podem contribuir diretamente para a decisão de políticas públicas sobre o assunto. Outro ponto abordado é o avanço no gerenciamento de resíduos da área de saúde.  

Controle da Qualidade Ambiental, a terceira parte do material, aborda a utilização e a gestão dos recursos naturais, como a água, o ar e o solo, em seus aspectos institucionais, legais, técnicos e econômicos. A gestão pública volta a ser importante para obter melhoras sustentáveis, inclusive em ambientes menores, como empresas ou casas. A quarta e última parte do livro, Instrumentos de Gestão, aborda a importância da educação ambiental para a mudança de hábitos da sociedade. Essa educação deve ser feita em todos os níveis da sociedade para alcançar resultados. Além disso, a pesquisa faz parte desse processo, em que descobrir, invetar e refletir sobre a sustentabilidade pode modificar as próximas relações estabelecidas com o meio ambiente.

Com uma participação de autores de diversas áreas, o livro propõe um ponto de vista amplo e abrangente sobre os temas, interagindo todas as áreas para alcançar resultados mais profundos. O livro foi publicado pela Editora Manole e faz parte da Coleção Ambiental, qua aborda a relação da sustentabilidade com diversos temas, desde educação até gestão de recursos.   

O livro Saneamento, Saúde e Ambiente – Fundamentos para um Desenvolvimento Sustentável já está disponível no Portal MundoGEO.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile