publicidade

Ipea traça mapa temático sobre a variação populacional durante a década

publicidade

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quarta-feira (1/1, às 14h, na sede do Instituto no Rio de Janeiro, o Comunicado do Ipea n° 68: Censo 2010: análise dos dados preliminares. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur).

O comunicado responde diversas questões: qual é a dinâmica populacional do principal município de uma região metropolitana frente aos outros municípios que a compõem? Qual região metropolitana tem se dinamizado mais em termos populacionais? Elas têm crescido no ritmo do crescimento do país? Há municípios isolados que têm se destacado em crescimento ou estagnação? E os municípios desmembrados nesse intervalo (2000-2010) , tiveram uma dinâmica que justificasse seu desmembramento? Municípios de portes diferentes ou de regiões diferentes tiveram taxas de crescimento diferentes?

O texto descreve a dinâmica populacional inferida do Censo 2010 e sua diferença em relação à projeção e estimativa existente. Há também recortes específicos de análise populacional (de acordo com a Unidade da Federação – UF; com a Região Metropolitana – RM; com o estrato de tamanho da cidade; e com os 58 novos municípios criados de 2000 até o momento). Por fim, é apresentado o atual mapa de variação populacional do Brasil na última década.

A apresentação do Comunicado do Ipea nº 68 será feita pelos técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Bernardo Furtado e Ernesto Galindo, com a presença da diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Liana Maria da Frota Carleial.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile