publicidade

Engemap prove workshop tecnológico entre Brasil e Canadá

publicidade

Como parte de seu programa de pesquisa e inovação tecnológica, a Engemap promoveu, na semana de 22 a 26 de novembro, o Workshop para Compartilhamento Tecnológico entre Brasil e Canadá, no auditório da Unesp de São Paulo.

A edição brasileira do evento, que faz parte do ITSPCanada Partnership Development Activity (PDA), tem iniciativa da Engemap em parceria com a MRF Geosystems Corporation, do Canadá, e apoio da Unesp.

Além destas, participaram a Universidade Federal do Paraná, Ministério da Defesa, Vistadivina, K2 Sistemas e Navcon Navegação e Controle, representando o Brasil, e  University of Calgary e Pham Geomatics Solutions, do Canadá.

O programa tem como objetivo principal a troca de experiências entre empresas e instituições públicas e privadas dos dois países, com atuação em geoinformação. Durante o evento, que já teve uma edição no Canadá, foram apresentadas atividades em desenvolvimento de SIG e geotecnologias, além de uma rodada de negócios com visitas técnicas às empresas locais de cada país.


Segundo Weber Pires, Diretor Regional da Engemap, “o workshop foi uma oportunidade muito interessante para aproximação entre os dois países, pois, além da troca de conhecimentos e experiências bem-sucedidas em geotecnologias, abriu possibilidades para o estabelecimento de parcerias tecnológicas entre representantes do setor com grande relevância em seus mercados de atuação”.

Para o Prof. Dr. Antonio M. G. Tommaselli, Professor Titular do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, “o evento foi uma reunião de trabalho entre as organizações do Canadá e do Brasil envolvidas em pesquisa e produção na área de geomática. Os países apresentam competências e capacidades complementares, o que tornará esta rede de investigação muito produtiva, possibilitando, por exemplo, o aprimoramento dos processos de geração de bases de dados geoespaciais de grandes áreas para os projetos de infraestrutura e para o mapeamento sistemático”.

publicidade