publicidade

Curso gratuito sobre geoprocessamento acontece no Pará

publicidade

Profissionais de 40 municípios paraenses fazem parte do Projeto Capacitação de técnicos municipais na implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário com uso de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

O curso é gratuito. Cerca de 20 técnicos municipais, sendo dois por cidade, serão beneficiados na primeira turma, formada por dez municípios das regiões do Marajó e Metropolitana de Belém. Eles serão capacitados para usar técnicas que facilitam a sistematização de informações precisas sobre a superfície terrestre dos municípios, como geoprocessamento e sensoriamento remoto.

O projeto é vinculado ao Grupo Acadêmico de Produção de Território e Meio Ambiente na Amazônia (Gapta), da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tem apoio do Programa de Apoio à Extensão Universitária, do Ministério das Cidades (Proext/Cidades). A primeira turma inicia as atividades no dia 14 de fevereiro.

O curso ocorrerá até o dia 18 de fevereiro nas dependências da Faculdade de Geografia e Cartografia, no Laboratório de Análise da Informação Geográfica (Laig),  no Campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

O treinamento que inicia em fevereiro contempla os municípios de Ponta de Pedras, Soure, Breves, Curralinho, Gurupá, Portel, Ananindeua, Belém, Benevides e Marituba. Outras três turmas serão ofertadas de fevereiro e março para atender a proposta de beneficiar 40 municípios paraenses. A equipe responsável pelo projeto estuda a possibilidade de, além dos técnicos municipais, incluir representantes de ONGs e outros setores da sociedade.

Outras informações na Faculdade de Geografia e Cartografia do IFCH/UFPA. A relação completa dos municípios beneficiados pode ser acessada no site da FGC.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFCH

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade