Primeiras imagens de satélite e análises após referendo histórico ajudam a monitorar mudanças e garantir maior transparência
A DigitalGlobe, provedora de imagens em alta resolução da Terra, anuncia que colaborou com o Satellite Sentinel Project para fornecer as primeiras imagens e análises da situação do Sudão após o referendo histórico do país sobre independência.
As imagens e análises que estão disponíveis nos sites da DigitalGlobe e do Satellite Sentinel Project ajudam o projeto e os seus colaboradores a melhor entenderem e monitorarem a situação do Sudão.
A alta qualidade e resolução das imagens mostram claramente as tropas das Forças Armadas sudanesas em áreas no sul de Kudurfan, nas proximidades da região produtora de petróleo Abyei e em outras áreas estratégicas ao longo da fronteira norte-sul, mas segundo análises parece que as tropas não estão preparadas para movimentos iminentes.
O objetivo das imagens é mostrar o que acontece na área e impedir o reinício de guerra entre as regiões norte e sul do Sudão. “Temos como foco as áreas ao longo da fronteira onde há maior possibilidade de conflitos”, disse John Prendergast, co-fundador do Enough Project, um grupo antigenocida e colaborador do projeto Satellite Sentinel. “A ideia é monitorar estes locais voláteis e tentar impedir crimes relacionados com violação dos direitos humanos antes que aconteçam”.
Stephen Wood, vice-presidente da DigitalGlobe disse que a constelação da empresa obteve imagens de cerca de 750 mil quilômetros quadrados do Sudão nos últimos 30 dias. “Com o acesso às imagens e informações pela altamente capacitada constelação de satélites comerciais de alta resolução, o projeto Satellite Sentinel pode, com precisão, monitorar o que acontece em terra no Sudão durante este período extremamente crítico”.