publicidade

Inpe é a instituição de pesquisa brasileira mais acessada na web

Pesquisa cursos online
publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é a instituição brasileira melhor classificada no ranking organizado pelo Cybermetrics Lab do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha, que relaciona as mais acessadas na web entre milhares de instituições científicas do mundo todo.

O Inpe tem sido apontado seguidamente entre os 50 primeiros da lista e na liderança entre os órgãos brasileiros no “Ranking Web of World Research Centers”, que é atualizado duas vezes ao ano.

Na primeira edição de 2011, o Inpe figura na 38ª colocação. Nos três primeiros lugares estão, respectivamente, o National Institutes of Health, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos. A Embrapa é a segunda instituição brasileira melhor colocada e aparece em 50º.

Confira a classificação geral.

O Cybermetrics Lab se dedica à análise quantitativa do conteúdo na Internet, especialmente os relacionados com os processos de geração e comunicação de conhecimentos acadêmicos. Usando métodos quantitativos, o Cybermetrics Lab aplica indicadores que permitem medir a atividade científica na web. O objetivo do levantamento é motivar e reforçar o papel dos institutos de pesquisa como produtores e fornecedores de conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na web.

O ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante parabenizou o Inpe pelo resultado no Ranking Web of World Research Centers. “No momento em que o governo brasileiro empreende um grande esforço de fortalecimento das instituições de ciência, tecnologia e inovação, é motivo de grande alegria tomar conhecimento de que um dos institutos pertencentes ao Ministério da Ciência e Tecnologia esteja entre os indicados”, afirmou Mercadante em mensagem dirigida ao Inpe.

Fonte: Inpe

Acompanhe o Portal MundoGEO também via Twitter e Facebook.

publicidade
Sair da versão mobile