A Rússia lançou com sucesso neste sábado (26/02) um satélite importante para a implantação do seu próprio sistema de navegação, após o fracasso da tentativa anterior, que resultou na demissão de dois funcionários.
O anúncio foi feito pela Agência Espacial Federal em um comunicado, afirmando que o satélite Glonass-K alcançou sua órbita cerca de quatro horas depois de decolar em cima de um foguete Soyuz-2, a partir da plataforma de lançamento de Plesetsk, no norte da Rússia.
Este lançamento foi acompanhado de perto pelas autoridades espaciais e militares, após o acidente em 5 de dezembro, quando três satélites Glonass caíram no oceano Pacífico. Se este lançamento tivesse obtido sucesso, ele teria completado o sistema russo de navegação, permitindo então que militares russos pudessem calibrar o alvo de seus mísseis a partir do espaço, uma tecnologia já disponível há bastante tempo para os países da OTAN.
O sistema Glonass precisa de 24 satélites funcionais para cobrir todo o globo e começar a receber seus primeiros clientes comerciais. Existem agora 27, porém o sistema ainda não está funcionando em escala mundial, pois quatro deles foram submetidos a reparos.
Depois do acidente no ano passado, o país passou a optar por enviar somente um satélite por vez, mas após o sucesso deste sábado a Rússia voltará a enviar vários satélites, completando o sistema global até o final do ano.
Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.