publicidade

Grupo de estudos divulga previsão para efeitos da ionosfera no GNSS

O portal do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) disponibiliza a Previsão do TEC, que altera os sinais captados através da ionosfera e interfere no sistema de posicionamento global por satélite (GPS).

publicidade

O portal do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) disponibiliza a Previsão do TEC – Total Electron Contents -, que altera os sinais captados através da ionosfera e interfere no sistema de posicionamento global por satélite (GPS).

Os interessados podem acompanhar como está a situação dos processos eletrodinâmicos da ionosfera, em regiões equatoriais e de baixas latitudes. O Embrace monitora parâmetros físicos, como as características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e mesosfera.

Nestes ambientes espaciais podem ocorrer fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, como o GPS, entre outras consequências.

Entenda o mapa

Quanto mais vermelho o mapa, mais ionizada a atmosfera e maior o erro na determinação da posição dos satélites GPS, sistema fundamental em plataformas de petróleo, na agricultura de precisão e na navegação aérea, naval e terrestre, como nos aparelhos de localização hoje utilizados na maioria dos automóveis.

Para visualizar a página do Embrace, clique aqui.

Fonte: Inpe

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile