A Imagem, empresa atuante no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) da América Latina, está lançando o Cidade F@cil, solução integrada de software, treinamento e conteúdo geográfico que permite aos governos municipais, de todos os portes, tomar decisões fundamentadas em dados geográficos de seu território. O foco da solução são as prefeituras mais carentes que não dispõem de técnicos e nem informações que otimizem a gestão.
Erick Sobreiro, Gerente de Soluções para Governo da Imagem, explica que o software do Cidade F@cil permite o processamento, análise e avaliação de cenários, enquanto o conteúdo geográfico conta com dezenas de mapas estratégicos – como uso e ocupação do solo, declividade, potencial de risco de alagamento, curvas de nível, bacias hidrográficas, entre outros – o treinamento corresponde a um curso técnico especifico com duração de 5 dias para a melhor compreensão da solução. “Essas informações são disponibilizadas visando o apoio técnico as iniciativas de planejamento dos municípios”, informa, acrescentando que, “a análise e interpretação das informações tem grande impacto no apoio a secretarias e órgãos dentro das prefeituras”. Em um primeiro momento, o Cidade F@cil deve atender as áreas de Planejamento, Finanças, Meio Ambiente, Obras e Saúde das prefeituras.
O especialista da Imagem destaca ainda que a solução promove o apoio na elaboração e revisão do zoneamento urbano, a identificação de áreas com tendência de alagamento e deslizamento, suporte no planejamento urbano e projetos de engenharia, identificação e monitoramento de áreas de preservação ambiental e também apoio na identificação de áreas de risco de doenças como a dengue, entre tantas outras aplicações. “O GIS pode e deve melhorar a vida das pessoas, por isso investimos em uma solução de baixo custo”, completa.
A solução conta ainda com suporte e atualização pelo período de 12 meses e, para os dados geográficos, a atualização será disponibilizada sempre que houver novos conteúdos, podendo incluir sugestões de atualização apontadas pela própria prefeitura.
Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.