publicidade

Acervo Fundiário Digital

publicidade

Explore a nova ferramenta para consulta a dados do Incra

No dia 13 de maio a Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por intermédio da Coordenação Geral de Cartografia, lançou um instrumento que permite aos usuários conhecer, em detalhes, o acervo fundiário nacional, gerenciado pela autarquia.

Em um único ambiente foram reunidas a base cartográfica e informações sobre propriedades rurais de todo o País, que podem ser acessadas de maneira rápida e descomplicada, em um ambiente baseado no software livre i3Geo.

O Acervo Fundiário Digital do Incra contém dados produzidos pelo Instituto sobre projetos de reforma agrária, imóveis rurais, glebas, territórios quilombolas e faixas de fronteira. Parcerias com outras instituições também permitiram a visualização de áreas de proteção ambiental, sistema viário, hidrografia, limites políticos (estadual e municipal), terras indígenas, títulos minerários, mapeamento sistemático e imagens de satélite.

1 – Para ter acesso direto à ferramenta, acesse http://acervofundiario.incra.gov.br/i3geo/aplicmap.

2 – Na parte superior da ferramenta, use as abas para navegar pelas opções: Mapa, Layers, Legenda e Links. Você também pode fazer buscas por termos do seu interesse.
abas.jpg

3 – Abaixo das abas, expanda a opção “Properties” para obter informações e alterar o tipo da imagem, legenda, escala, seleção, entre outras opções.
propriedades.jpg

4 – Em “Layers”, escolha as camadas de informação que deseja visualizar no mapa: limites, estações de referência, áreas de assentamento e reserva legal, regiões quilombolas, glebas arrecadadas, entre outras.

i3Geo

O sistema foi desenvolvido pela Divisão de Geoprocessamento da autarquia, em conjunto com técnico do serviço de Cartografia da Superintendência Regional do Incra no Maranhão. Para isso, a equipe utilizou o i3Geo, software livre voltado à criação de mapas interativos, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.

publicidade
Sair da versão mobile