O boletim mensal Infraestrutura de Dados Espaciais América Latina e Caribe (SDI-LAC) está disponível novamente em português. Este informativo é produzido pelo Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH) para a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI).
Desde os anos 90, muitos países iniciaram a implementação das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) promovendo acesso e serviços relacionados à padronização de dados espaciais e interoperabilidade, e criando política e princípios administrativos em níveis local, regional, nacional e global para assegurar a compatibilidade dos dados espaciais e seu acesso aos usuários, facilitando assim as tomadas de decisões. Mais detalhes estão disponíveis em Visão Geral do GSDI.
No Brasil, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) foi instituída pelo Decreto 6.666, de 27/11/2008, com o objetivo de integrar todos os dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro, harmonizando-os, disseminando-os e proporcionando o seu uso efetivo.
Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a GSDI tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP). O boletim IDE-LAC se concentra em aspetos das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e em aspetos SIG, sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais. O IPGH, entidade membro de GSDI e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região.
IDE-LAC em português!
A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e agora está sendo re-lançado com a tradução das edições de agosto e setembro deste ano, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá, sob a coordenação geral de Sivane Paixão, revisão de Eduardo Freitas e comunicação geral de Edmilson Volpi.
A tradução do informativo SDI-LAC ao português é possível graças aos graduandos da Unesp: Esrom A. Rissate Júnior e Mateus de Barros Manhani; e aos engenheiros cartógrafos: Annette Pic, MSc em Sensoriamento Remoto; Camila Bassetto Guedes, assessora do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); Edilce Figueiredo Burity, MSc em Sistemas e Computação; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE/PE; Edmilson Martinho Volpi, Msc. em Engenharia Urbana, Especialista Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos Regional São Paulo (ABEC-SP); Eduardo Freitas, editor do MundoGEO, mestrando em SIG; Juan Carlos Gironda Mamani, consultor em Geotecnologias e Soluções de TI para Geoinformação; Silvana P. Camboim, MSc em Geografia, Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE/CETE; e Silvane Paixão, MSc em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, PhD em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial.
Veja algumas declarações sobre o re-lançamento do boletim IDE-LAC em português:
Abbas Rajabifard, Presidente da Associação Global de Infraestrutura de Dados Espaciais (GSDI). Direitor do Centro para Infraestrutura de Dados Espaciais e Gestão Territorial da Universidade de Melbourne, Austrália: “Informação espacial é uma ferramenta crítica para qualquer tomada de decisões sobre as principais questões econômicas, ambientais e sociais. Informação espacial tem permitido o desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura para a sociedade moderna. A crescente necessidade de organizar os dados e serviços através de diferentes disciplinas e organizações resultou no conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). No entanto, a capacidade de um país para definir, construir e implementar efetivamente IDEs é aumentada quando as instituições e organizações podem compartilhar conhecimentos e boas práticas. O boletim IDE-LAC é uma ferramenta importante no compartilhamento e divulgação de informações em relação às IDEs, relatando atividades de interesse e ajudando a conscientizar e apoiar os esforços de toda a região como um todo. A divulgação desta informação em níveis nacional, regional e local na América Latina e Caribe (LAC) exige que a informação seja apresentada em idiomas que indivíduos que trabalham no espaço IDE possam entender, inclusive o português”.
Nancy Aguirre, Editora do IPGH do Boletim Regional IDE-LAC do GSDI para América Latina e Caribe: “Quem contribui para o desenvolvimento da IDE nesta região conhece as dificuldades que surgem na ausência de literatura e informação em sua própria língua. O boletim IDE-LAC (SDI-LAC, em inglês) editado pelo IPGH para o GSDI, originalmente em espanhol e inglês, ao ser traduzido ao português, acreditamos que aproxima tudo o que acontece no mundo da IDE à comunidade no Brasil e o que acontece no Brasil à comunidade do IDE no mundo. Além disso, a disponibilidade do boletim em português facilita e incentiva a utilização e a disseminação de seu conteúdo mensal pelos diferentes atores em uma comunidade muito mais ampla, incluindo a existência de um país tão poderoso como o Brasil, com um mercado da informação geoespacial em plena expansão e crescimento, a nível local e regional. Bem-vindos ao Boletim IDE-LAC nesta língua, que agora poderá ser compartilhado mais abertamente”.
Luiz Paulo Fortes, Diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Secretário-Executivo da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) e Presidente do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA): “Atualmente o Brasil se encontra em processo de implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e nesse momento é importante considerar a necessidade de articulação com outras IDEs regionais e estaduais, garantindo a interoperabilidade das informações geoespaciais produzidas e existentes no Brasil e na América Latina. Nesse sentido, são bem-vindas todas as informações sobre o tema, de forma que um informativo como o Boletim Infraestrutura Espacial de Dados – América Latina e Caribe (IDE-LAC) em português facilitará a disseminação de conhecimento para os leitores do Brasil e dos demais países de língua portuguesa. A partir do IDE-LAC será possível acompanhar o estado da arte das IDEs nas Américas, bem como conhecer as agendas que envolvem projetos, eventos e treinamentos”.
Para assinar os informativos mensais da GSDI, informe seus dados.