Mais de 30 anos de dados arquivados do programa estado-unidense Landsat estão agora disponíveis gratuitamente. A maioria destas imagens só existem nos arquivos da Agência Espacial Europeia (ESA) e nunca estiveram disponíveis em outro lugar.
Em seus arquivos, a ESA tem cerca de dois milhões de imagens que cobrem a Europa e Norte da África. A quantidade total de dados disponíveis chega a 450 terabytes. A Agência adquire dados Landsat em estações europeias desde os anos 70, estas que já foram sa principais fontes de dados durante muitos anos.
A ESA revisou sua política de observação da Terra em 2010, adotando um conceito internacional de acesso gratuito e aberto à dados, seguindo o mesmo caminho da Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, que começou a disponibilizar seus dados Landsat em 2009.
Os arquivos disponíveis compreendem todos os produtos dos intrumentos Thematic Mapper e Enhanced Thematic Mapper. Dados de outros scanners multi-espectrais serão disponibilizados no futuro. Para acessar os dados é preciso enviar uma breve descrição de seu projeto e fazer o requerimento.
Em seguida a ESA irá classificar o projeto de acordo a capacidade atual de processamento. Quando os dados estiverem prontos, o usuário receberá instruções para recuperação online. A ESA também informa que pretende processar todos os dados para disponibilizá-los de forma direta, porém o processo pode demorar cerca de dois anos.
Atualmente o programa, já com 40 anos, tem em órbita os satélites Landsat-5 e 7. Outro equipamento, Landsat-8, está previsto para ser lançado em 2013.
Clique aqui para acessar o Portal onde deve ser feito o requerimento.