A Geo Tactical Solutions (GTS) anuncia que está nos estágios finais de desenvolvimento de um novo software para mapeamento e gerenciamento de fotos. O PhotoGIS permitirá aos usuários facilmente mapear, organizar, exportar e gerenciar imagens tiradas com câmeras digitais que tenham GPS (fotografias geotagged).
Quando as fotos são tiradas com uma câmera com GPS, o PhotoGIS automaticamente plota as imagens em um visualizador de mapa com base em coordenadas do GPS. Para imagens que não contenham informação espacial, o usuário pode arrastar manualmente uma imagem para uma localização aproximada num mapa usando imagens de satélite como referência. Se as imagens contêm informações espaciais sobre objetos dentro da fotografia, o software irá automaticamente plotar as localizações do objeto e do fotógrafo (ou seja, da câmera) no mapa.
Uma outra característica do software é o gerador de de códigos QR (QR code, em inglês). O usuário fornece informações do projeto e o software gera um código QR para a câmera digitalizar. Este “memorando” de informações, uma vez que esteja na memória da câmera, vai então ser anexado a cada fotografia gravada. Os memorandos anexados a cada arquivo de imagem digital são posteriormente utilizados pelo programa para organizar, visualizar e preencher relatórios padronizados de acordo com o código de operação, o nome do fotógrafo, tipo de operação, e assim por diante.
Uma seta conecta a localização do fotógrafo com a localização de objetos, mostrando a distância e a direção do fotógrafo do objeto. Usuários também podem exportar arquivos de imagem em uma variedade de formatos, para aplicações de mapeamento geralmente utilizadas, tais como Google Earth, ArcGIS e FalconView. O software também contém opções de marcação de imagens e geração automática de relatórios.
A empresa informa que o software vai estar disponível nos próximos meses.