publicidade

Satélite disponibilizará Internet banda larga para todos os municípios brasileiros

publicidade

Todos os municípios brasileiros terão Internet banda larga através de um satélite geoestacionário de comunicação, anunciou Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência e Tecnologia. O Brasil busca na Índia uma parceria técnica, já que a construção e o lançamento têm um custo de R$ 750 milhões, sob responsabilidade da Telebras e Embraer.

O governo brasileiro irá realizar uma licitação internacional no próximo mês, mas acredita-se que a Índia é uma grande candidata na disputa pelo projeto, tendo uma experiência com lançamentos de mais de 70 satélites.

O anúncio foi feito esta semana, durante o quarto encontro de cúpula dos Brics, em Nova Délhi. Ainda segundo Raupp, está havendo uma discussão para a possibilidade de produzir e lançar conjuntamente entre Brasil, Índia e África do Sul, um satélite científico para observação do clima no Atlântico Sul, medindo e entendendo as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas na Terra.

Outra novidade é a assinatura de um acordo com os indianos para o programa “Ciências sem fronteiras”. Ele possibilitará o intercâmbio de estudantes entre Brasil e Índia para treinamento nas áreas de ciências naturais e engenharia .

publicidade