O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está oferecendo cursos sobre o TerraView, uma ferramenta computacional que permite o uso de dados geográficos por diversos setores, como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais.
Já estão abertas as inscrições para as próximas edições – de 23 a 25 e de 25 a 27 de abril – em São José dos Campos. Também estão previstas turmas no Inpe de Natal, em outubro.
O curso “Introdução ao TerraView”, de 20 horas, é destinado a profissionais das áreas de recursos naturais (cartografia, geografia, geologia, agronomia, floresta, ecologia, etc) e técnicos que necessitem utilizar o sistema para tratar informações espaciais. Os participantes aprenderão a utilizar as funções do software através de exemplos práticos de manipulação e análise de dados geográficos.
Desenvolvido por pesquisadores do Inpe, o TerraView é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib, também criada no instituto, para visualização e exploração de dados geográficos. Os tópicos do curso envolvem modelagem, consultas de objetos e análises básicas, operações geográficas, edição vetorial, processamento digital de imagens, fundamentos de sensoriamento remoto, entre outros conceitos.
Os participantes receberão apostila impressa para os exercícios práticos e DVD com o material didático em PDF, além dos bancos de dados que serão manipulados no curso e a versão atual do TerraView.
O curso de TerraView é mais um a ser realizado pelo Inpe em parceria com a Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER). Também são oferecidos os cursos: “Fundamentos de Geoprocessamento”, “Introdução ao Spring”, “Processamento Digital de Imagens”, “Banco de Dados Geográficos”, “Análise Espacial de Dados Geográficos” e “Plataforma de Monitoramento Ambiental TerraMA2”.
Informações sobre o conteúdo dos cursos, cronograma e procedimentos para inscrições estão disponíveis na página de cursos da SELPER.
Fonte: Inpe