A Ordnance Survey, agência nacional de mapeamento da Grã-Bretanha, desenvolvedora de tecnologia de ponta em informação geográfica, está lançando uma nova organização, para ajudar outros países em todo o mundo a compartilhar e promover o conhecimento em Informação Geográfica (GI, em inglês).
A nova Ordnance Survey International irá, a partir de setembro de 2012, apoiar outras agências nacionais de cartografia e governos. O objetivo é fornecer orientação técnica e serviços, incluindo coleta de dados e manutenção, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de dados geoespaciais. Esta iniciativa vai permitir que clientes internacionais possam desenvolver e aprimorar seus negócios, através de uma gestão eficiente e precisa da informação geográfica.
Segundo informações da Agência, durante a última década tem havido uma compreensão global do significado da informação geoespacial por governos e empresas. No entanto, a qualidade, precisão e a utilização dos dados geoespaciais varia em cada país. O reconhecimento mundial da importância da informação geográfica resultou em maior demanda de clientes em agências nacionais de cartografia, para coletar e manter dados de localização precisos.
A nova organização Ordnance Survey International será liderada por Steven Ramage, ex-diretor executivo do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), organismo global que desenvolve padrões geoespaciais abertos. Mais informações sobre a iniciativa serão divulgadas em setembro.