A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá realizar, entre os dias 3 e 5 de setembro, o evento Geotecnologias na Gestão Pública (GGP 2012), na Capela Ecumênica da Universidade, localizada no Rio de Janeiro (RJ).
Em sua segunda edição, o GGP 2012 irá contar com três dias de atividades, com minicursos e palestras, que terão como foco cases da gestão pública e novas tecnologias e tendências, abordando temas como GISWeb e Cloud GIS, as novas possibilidade com Veículos aéreos não tripulados (Vants), sensoriamento temoto nas plataformas continentais, entre outros.
Os minicursos serão destaque na edição de 2012 do GGP:
>> Ferramentas de SIG para Licenciamento Ambiental
Neste curso de 6 horas, o aluno terá contato com ferramentas de SIG para determinar áreas de proteção permanente (APP), zona de amortecimento, reserva legal e jurisdição do licenciamento com base na extensão e intensidade do impacto ambiental.
>> Modelagem e Análise Espacial para Tomada de Decisão Pública
Esse curso tem como objetivo discutir e exemplificar mediante a cases didáticos de tomada de decisão pública sobre um vasto conjunto de métodos de modelagem e análise espacial.
>> Novas Tecnologias do Sensoriamento Remoto na Gestão Urbana e Rural
São introduzidas e abordadas tecnologias recentes de sensoriamento remoto como radar, laser escaner, veículos aéreos não tripulados (VANT) e novos sensores ópticos. O curso traz também cases de aplicação dessas tecnologias na gestão pública da área rural e urbana.
Este evento é organizado pelo Laboratório de Geotecnologias (LABGIS/UERJ). As inscrições já estão abertas, porém as vagas são limitadas. O MundoGEO apoia o GGP 2012 e transmitirá parte do evento ao público via webinar. Confira as fotos do evento Geotecnologias na Gestão Pública 2011.