publicidade

Novos satélites de navegação Galileo serão lançados em outubro

publicidade
Novos satélites Galileo serão lançados em outubro 2012
Preparação dos satélites Galileo na Guiana Francesa

Após chegarem no local de lançamento no mês passado, o segundo par de satélites de navegação Galileo está sendo preparado para o lançamento, que irá ocorrer a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, no dia 10 de outubro.

Esta semana o terceiro satélite Galileo terá seu tanque propulsor abastecido com combustível hidrazina. O quarto aparelho teve seu sistema de isolamento térmico adicionado recentemente, e seu tanque será abastecido na próxima semana. Os dois satélites gêmeos serão acoplados a um foguete Soyuz ST-B, para serem lançados em 10 de outubro, juntando-se os dois primeiros satélites de navegação que foram enviados em órbita um ano antes.

O quarteto de satélites de navegação irá operar em uma órbita média a 23.222 km acima da Terra. Este é um marco significativo para o programa Europeu Galileo, pois quatro é o número mínimo exigido para operações de navegação, permitindo o teste completo do sistema.

Esta fase de validação em órbita será seguida pela implantação de mais satélites e segmentos de solo, para alcançar a “plena capacidade operacional”. Depois disso, o sistema estará disponível aos usuários para ser utilizado.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!

publicidade
Sair da versão mobile