publicidade

Embrapa defende uso de inteligência geoespacial em ações do governo

publicidade

spatial data infrastructureA Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 11 de setembro, a visita da Diretora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Chaves. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação em temas comuns às duas instituições, como o apoio à implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e o desenvolvimento de inteligência geoespacial para o planejamento regional.

A Unidade atua como representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e lidera a inserção da Embrapa na Inde, uma iniciativa do Governo Federal que visa catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais produzidos ou mantidos por instituições do governo brasileiro. A ideia é que os dados possam ser facilmente localizados e acessados para os mais diversos usos e por qualquer cliente. A Concar, que coordena a ação, é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento, que conta com a participação de diversos ministérios, instituições federais e estaduais. Na reunião com a Embrapa Monitoramento por Satélite foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento para uma atuação conjunta neste tema.

Outro assunto abordado durante a visita foi o estabelecimento de um acordo de cooperação técnica para uso de inteligência geoespacial no planejamento regional, voltado para o acompanhamento dos programas do Governo Federal. Os acordos discutidos no encontro seriam viabilizados de duas maneiras: com a transferência de recursos, por meio da descentralização de crédito para fins específicos, e sem transferência de recursos, utilizando aqueles já disponíveis nas duas instituições.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite

publicidade
Sair da versão mobile