publicidade

Dois novos satélites de navegação Galileo são lançados com sucesso

publicidade

Os satélites três e quatro do sistema europeu de navegação global Galileo foram postos em órbita, a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa. Juntam-se assim ao primeiro par de satélites lançado há um ano, para concluir a fase de validação do programa Galileo. O lançador Soyuz ST-B, operado pela Arianespace, decolou às 18h15 GMT de 12 de outubro, do Centro Espacial da Guiana.

Decolagem do foguete Soyuz

Todas as etapas do veículo Soyuz funcionaram de acordo com o planejado e a etapa superior Fregat-MT lançou os satélites Galileo na sua órbita pré-definida, a 23.200 km de altitude, 3 horas e 45 minutos após a decolagem.

Após verificações iniciais, os satélites serão entregues aos Centros de Controle do Galileo, em Oberpfaffenhofen, na Alemanha, e Fucino, em Itália, de forma a serem testados, antes de serem entregues para a fase de validação de serviços Galileo.  Com quatro satélites idênticos agora em órbita, a ESA vai ser capaz de demonstrar a capacidade completa do sistema de posicionamento Galileo, antes da implantação dos satélites operacionais.

A fase de Capacidade Operacional Plena do Galileo (FOC) terá 30 satélites (incluindo os quatro IOVs e outros suplentes em órbita), e irá estar completo até 2018.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!

publicidade