publicidade

Sistemas de navegação por satélites da Europa passam por testes

publicidade

Os terceiro e quarto satélites do sistema europeu de navegação global, Galileo, foram colocados em órbita, no último dia 12 de outubro, a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa. Eles se juntaram ao primeiro par de satélites, lançado há pouco mais de um ano, para concluir a fase de validação do programa Galileo, a versão europeia do sistema global de posicionamento, ou GPS.

Todas as etapas do veículo lançador Soyuz funcionaram de acordo com o planejado. Os satélites Galileo foram colocados na sua órbita pré-definida, a 23.200 km de altitude, 3 horas e 45 minutos após o lançamento.

Satélites de validação

Os satélites se encontram agora em fase de verificações, para ser entregues aos Centros de Controle do Galileo, em Oberpfaffenhofen, na Alemanha, e Fucino, em Itália, de forma a serem testados, antes de serem entregues para a fase de validação de serviços Galileo. Do ponto de vista de desempenho, estes satélites de validação em órbita (IOV) são equivalentes aos satélites operacionais, que serão lançados nos próximos anos.

Agora com quatro satélites idênticos em órbita, a ESA (agência espacial europeia) poderá demonstrar a capacidade completa do sistema de posicionamento, antes do lançamento dos demais satélites operacionais.

Testes dos sinais

Operação em vales da Alemanha testou a recepção de sinais Egnos e Galileo

Recentemente a Agência Espacial Europeia testou a recepção dos seus dois sistemas navegação por satélite – Galileo e Egnos -, e como eles irão trabalhar juntos no futuro. Um helicóptero sobrevoou um vale na Alemanha, realizando uma variedade de manobras, para testar como os sinais de navegação são recebidos na prática. Os resultados já estão sendo analisados.

Os testes foram realizado para testar a recepção conjunta de sinais Galileo e Egnos, o segundo que é o primeiro sistema de navegação por satélite pan-europeu, e trabalhar de forma a melhorar a qualidade dos sinais do sistema GPS, dos Estados Unidos.

O local escolhido para a realização dos testes não foi arbitrária. Nestes Alpes da Baviera o sinal do sistema Galileo já pode ser utilizado integralmente, pois têm transmissores em cima de oito montanhas vizinhas, com  65 km² de território coberto com sinais de navegação. O resultado é o Ambiente de Testes e Desenvolvimento do Galileo (GATE em inglês), um enorme laboratório ao ar livre, onde protótipo de receptores Galileo pode ser usados livremente sem nenhuma modificação.

Os testes realizados com o helicóptero contaram com uma plataforma chamada de SPEED, que permite que um usuário receba sinais simultâneos de aumentação em tempo real para os sistemas GPS e Galileo, da mesma forma que a próxima geração do sistema Egnos irá operar.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!

publicidade