publicidade

Mapa mostra o tempo de deslocamento do transporte público de São Paulo

publicidade

O Moovit, um aplicativo móvel gratuito que oferece um panorama de como será a viagem com transporte público, lançou um mapa mostrando o tempo de deslocamento do transporte público em São Paulo.

A imagem foi criada a partir de dados coletados pelo Moovit durante sua fase inicial de pesquisa sobre as condições do transporte público paulistano. O Moovit está conduzindo essa pesquisa em conjunto com o recente lançamento de seu aplicativo móvel gratuito, que melhora os horários do transporte público e a navegação com informações em tempo real.

O mapa mostra o tempo de viagem de cada ponto da cidade até o marco zero, baseado na melhor rota de acordo com o horário. Cada intervalo de tempo é representado por uma faixa de coloração distinta, criando uma imagem de quanto tempo os moradores de São Paulo gastam com o transporte público. Como o mapa demonstra, os moradores de diversas áreas da cidade gastam mais de uma hora para chegar à área da Berrini, como a Represa de Guarapiranga e a Cantareira. Viagens da periferia podem levar até 90 minutos, ou mais.

“Nós descobrimos que os atrasados são uma das maiores frustrações vivenciadas pelos usuários do transporte coletivo em São Paulo”, disse Nir Erez, CEO do Moovit. “Atrasos podem prolongar significativamente o tempo de viagem, causando mais desconforto e incertezas. O Moovit tenta solucionar esse problema”.

Compartilhamento

O aplicativo móvel do Moovit coleta informações de passageiros em tempo real para aperfeiçoar a precisão das informações do transporte público. Ao andar com o aplicativo ligado, os usuários compartilham seus dados sobre velocidade e localização com o Moovit em tempo real via GPS. Os usuários também podem enviar relatórios sobre lotação, limpeza e razões para atrasos. Esse dado é compartilhado com toda a comunidade de usuários, a fim de oferecer a todos melhores horários, planejamentos de viagem e navegação. Quanto mais pessoas usarem o Moovit, melhores serão os dados.

“O público é, de fato, a melhor fonte de informação”, acrescenta Nir Erez, CEO do Moovit. “Ao coletar informações em tempo real de passageiros, e compartilhá-las com o público, nós podemos gerar dados muito mais precisos, que por sua vez melhoram o transporte público para todos”.

Desde o lançamento no Brasil, há apenas seis semanas, mais de 15 mil paulistanos baixaram o Moovit, e já estão contribuindo com a comunidade ao enviarem dados de velocidade e localização. Ao passo em que o Moovit for reunindo dados gerados pelos passageiros, sua intenção é divulgar as descobertas ao público.

Confira abaixo o mapa do deslocamento do transporte público de São Paulo. Para mais informações, visite o site do Moovit.

Mapa mostra o tempo de deslocamento do transporte público de São Paulo


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!

publicidade
Sair da versão mobile