A Nasa e a Agência Geológica dos Estados Unidos (USGS) disponibilizaram as primeiras imagens da Missão Landsat de Continuidade de dados (LDCM em inglês). O satélite foi lançado no dia 11 de fevereiro, e marca a continuidade do programa Landsat, que desde 1972 gera dados sobre a superfície da Terra. O novo satélite é chamado de LDCM, sendo o oitavo aparelho da série Landsat.
As imagens adquiridas em cor natural mostram a região de Wyoming, no Colorado. O LDCM obteve as imagens no dia 18 de março. Desde o lançamento, o satélite vem passando por testes em órbita. A equipe de operações da missão concluiu a revisão de toda a estrutura principal e subsistemas de instrumentos, e realizou várias manobras espaciais para verificar a capacidade de precisão dos instrumentos.
Os dois sensores do satélite coletaram dados simultaneamente sobre o mesmo terreno. O aparelho OLI coleta a luz refletida na superfície da Terra em nove regiões diferentes do espectro eletromagnético, incluindo faixas de luz visível e bandas do infravermelho próximo e de ondas curtas de infravermelho, que vão além da visão humana. Já o sensor TIRS recolhe dados em duas bandas de comprimento de onda de infravermelhos térmicos, através do calor emitido a partir da superfície.
Ao olhar para combinações de bandas diferentes, os cientistas podem distinguir as características sobre a superfície da Terra. As aplicações incluem florestas e como elas respondem a perturbações naturais e de origem humana; além da saúde das culturas agrícolas e a quantidade de água que elas usam.
Após a fase de testes, o LDCM irá iniciar suas operações normais em maio, quando a Nasa entregar o controle do satélite para a USGS, que irá operá-lo ao longo da sua vida planejada de cinco anos. O satélite será renomeado então para Landsat 8. A USGS irá processar os dados dos sensores OLI e TIRS e adicionar para o arquivo de dados Landsat, onde serão distribuídos gratuitamente através da internet.
Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.