O Governo de Minas Gerais propôs a elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do Instituto Estadual de Florestas.
O Plano será construído em três fases sendo que, na primeira, pretende-se traçar um panorama da biodiversidade do Estado, e na segunda intenciona-se levantar as questões transversais, desafios e oportunidades. A terceira fase irá elaborar Diretrizes para a conservação da biodiversidade com o envolvimento dos diversos setores da sociedade.
Além disso, espera-se que os produtos das pesquisas científicas, o conhecimento adquirido pelo monitoramento e a avaliação de cada fase implementada sirvam de subsídio para um processo de revisão permanente desse instrumento.
As Oficinas do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade ocorrerão de forma regionalizada e serão distribuídas de acordo com as bacias hidrográficas do Estado, mais especificamente as Unidades de Planejamento de Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH).
Nestas oficinas, estarão reunidos representantes de ONGs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais com o objetivo de propor diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em
Minas Gerais. A V Oficina do Plano Estadual compreende as sub bacias PS1, Ps2 e Ib1 e está agendada para 8 e 9 de maio de 2013 no Hotel Victory, município de Juiz de Fora.
A programação do evento já está definida, e pode ser acessada aqui.