Está confirmada mais uma reunião do novo Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), para o dia 15 de maio, às 14h em São Paulo (SP). Na oportunidade, os fundadores do IBG e as empresas interessadas em se associar discutirão assuntos importantes que antecedem a primeira Assembleia do IBG, que será realizada no evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 em junho, também em São Paulo.
O Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais foi criado no dia 23 de abril, em um encontro que reuniu companhias brasileiras do setor de geotecnologias, com objetivo de criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Na ocasião, 17 empresas assinaram o acordo para fundar o IBG.
A pauta da 2ª reunião inclui:
• Apresentação para as empresas interessadas em se associar ao estatuto aprovado na fundação do IBG;
• Esclarecimentos quanto aos objetivos do Instituto;
• Avaliação das ações de divulgação: projeto de um site, logomarca, assessoria de imprensa;
• Identificação das empresas interessadas em participar no Pavilhão Brasil na feira Intergeo na Alemanha;
• Discussão de prioridades da primeira gestão de 3 anos da diretoria.
Algumas prioridades da primeira gestão já estão sendo discutidas, para orientar os investimentos dos associados e promover mais investimentos para o setor, tais como:
•Pesquisas de quantidade de profissionais que atuam nas empresas do setor;
• Pesquisa junto aos grandes usuários de demandas de produtos e serviços;
• Agendamento com o Ministério do Planejamento e Gestão para solicitar um assento na Comissão Nacional de Cartografia (Concar;
• Mapeamento de fontes de recursos de fomento para serem usados em projetos de inovação para o setor;
• Montagem de projeto de produção permanente de bases de dados em escala nacional para apresentar ao Governo Federal,
• Ações junto às entidades competentes para agilizar a legislação sobre o uso de VANTs no Brasil.
A expectativa nesta reunião é reunir pelo menos 30 empresas, incluindo fundadores e outras empresas interessadas em participar do Instituto.
Podem participar do Instituto empresas dos seguintes setores: prestadoras de serviços de agrimensura e topografia, consultoria, desenvolvimento de sistemas, mapeamento, cadastramento, serviços de localização. Ainda, fornecedores de produtos como: sensores remotos, equipamentos topográficos e geodésicos, dados geográficos, imagens de satélites, softwares topográficos, análise espacial, sistemas de informações geográficas e processamento de imagens, hardware para o setor de geo e veículos aéreos não tripulados (VANTs).
Empresas do setor interessadas em participar desta reunião podem entrar em contato com Emerson Granemann, atual presidente do Conselho Deliberativo provisório do IBG, através do email emerson@mundogeo.com.
Para mais informações, veja uma matéria sobre a fundação e a lista de empresas já associadas.