publicidade

NASA usa Drone para estudar vulcão na Costa Rica

publicidade

Em março de 2013, pesquisadores de ciências da Terra da NASA viajaram ao Vulcão Turrialba, perto de São José, Costa Rica, para voar com o Dragon Eye, um Veículo Aéreo Não Tripulado (em inglês UAV ou Drone) sobre a nuvem de dióxido de enxofre do vulcão e sobre a sua cratera para estudar o ambiente químico do Turrialba. O projeto tem o objetivo de melhorar a capacidade de obter dados via sensoriamento remoto e modelos informáticos de atividade vulcânica.

O estudo, denominado “Validação e calibração de sensores remotos no local para dados e modelos de emissão vulcânica”, lançou 10 voos entre 11 e 14 de março sobre o vulcão ao longo da borda da cratera do cume de Turrialba, aproximadamente a 10.500 pés (3,2 quilômetros) sobre o nível médio do mar. O local de lançamento se encontra a 8.900 pés SNM, e os voos sobem até 12.500 pés sobre o nível do mar, mais de 2 mil metros sobre o cume de Turrialba.

Os objetivos do projeto incluem o aperfeiçoamento dos produtos de pesquisa com dados por satélite, tais como a concentração e distribuição de gases vulcânicos, e de modelos de transporte de gases vulcânicos. Este projeto é um grande exemplo de como os aviões não tripulados podem ser utilizados para fins benéficos – neste caso para uma melhor compreensão dos processos do sistema terrestre e do impacto da atividade vulcânica na atmosfera, comentou Mathew Fladeland, diretor de ciência aérea no projeto.

Ainda de acordo com o diretor, ao usar estas ferramentas militares, é possível recoletar de maneira muito eficiente as medições que permitem melhorar os dados de satélites da NASA e a segurança da aviação. Os vulcões da Costa Rica oferecem excelentes laboratórios naturais para testar e desenvolver estes sistemas vulcânicos de veículos aéreos não tripulados.


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.

publicidade