Do desenvolvimento urbano e evolução demográfica à revolução energética, nenhum desafio social relevante foi ignorado na terceira mesa-redonda do Intergeo sobre inovação geoespacial, realizada na cidade de Karlsruhe, na Alemanha. Especialistas do mundo da ciência e negócios participantes do evento concordaram que só é possível enfrentar os complexos desafios da sociedade com geoinformação e geoserviços.
A mesa-redonda identificou quatro tendências do setor, que também serão os pontos principais do Intergeo 2013:
• Novos serviços baseados em dados geográficos para os especialistas e usuários finais;
• Dados abertos e novas aplicações com base nessas informações;
• Modelos 3D e sua importância para o planejamento urbano e a revolução energética;
• Como dados geográficos criam cidades inteligentes.
Já há algum tempo, especialistas não são mais os únicos que utilizam geoinformação como fonte de dados. A popularização dos aplicativos abriu o mercado. Agora, os usuários finais também usam e confiam no dados móveis. “É por isso que este é o momento mais importante para oferecer dados para cada grupo de usuários no formato apropriado”, afirmou o Diretor de Software da Trimble, Ralph Humberg. “Consideramos essencial que uma plataforma GIS esteja disponível para ser usada em vários cenários, não importa se por especialistas, desenvolvedores ou usuários finais”, acrescentou o representante da Esri Alemanha.
Também presente na reunião, a Diretora do Open Geospatial Consortium (OGC) na Europa, Athina Trakas, explicou que a integração de dados de várias áreas era de grande interesse para a sociedade, gerando uma informação completamente nova e de relevância social. Especialistas vêem excelentes oportunidades nas iniciativas de dados abertos que existem em toda a Europa.
O processamento inteligente de dados públicos podem produzir novas descobertas. Os benefícios dessa informação também aumentam a capacidade de pagar por serviços obtidos a partir desses dados, fazendo com que a discussão entre ter dados disponibilizado gratuitamente se torne menos importante.
Todos os participantes da mesa-redonda do Intergeo concordaram que o modo com que os dados são apresentados, de maneira cada vez mais clara, continuará a ser fundamental no futuro, tanto para os usuários finais de serviços geoespaciais quanto para especialistas.
O representante da empresa organizadora do Intergeo finalizou a reunião afirmando: “O encontro mostrou que os serviços geoespaciais nunca tiveram tanta demanda. A discussão é apenas uma amostra das inúmeras inovações que estarão presente na 19ª edição do Intergeo, em Essen.”
Sobre o Intergeo
O Intergeo é o maior evento do mundo sobre geoinformação, geodésia e gestão territorial. Um total de 16 mil visitantes de 80 países participaram da versão mais recente do evento, para saber mais sobre as inovações da indústria, promovidas por 525 empresas de 32 países.
A German Society for Geodesy, Geoinformation and Land Management (DVW e.V.) promove o Intergeo. A 19ª edição do Intergeo irá acontecer de 8 a 10 de outubro de 2013 na cidade de Essen, Alemanha.
Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.