publicidade

Porto Velho anuncia sistema de geo da cidade

publicidade

A prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia, por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), trabalha em ritmo acelerado com objetivo de concluir até junho o sistema de georreferenciamento de toda a cidade. O resultado desse trabalho será o mapeamento completo e preciso da rede de drenagem, ruas pavimentadas e não asfaltadas, escolas, unidades de saúde, áreas verde e onde se paga ou não o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), dentre outras informações de grande importância para a administração municipal.

De acordo com o secretário Jorge Alberto Elarrat, o georreferenciamento vai permitir ao Município implantar o Cadastro Multifinalitário, cuja função é permitir que a prefeitura tenha um controle de tudo o que foi feito e do que ainda precisa fazer em termos de políticas públicas. “Através de fotos de satélites e por meio de um sistema de computador interno, teremos como visualizar a cidade em suas peculiaridades, ou seja, o mapa de tudo o que precisamos”, disse Elarrat.

O secretário informou que o georreferenciamento de Porto Velho foi incluído nas compensações pela construção da Hidrelétrica de Santo Antônio. Uma empresa contratada pelo consórcio vai fornecer o software para a prefeitura e a equipe técnica da Sempla se encarregará de montar todo o sistema. Na avaliação de Jorge Elarrat, o principal ganho desse trabalho é o controle das informações por parte da gestão municipal para tomar decisões mais precisas em benefício da população. “Hoje, só temos o mapa da cidade, mas que não nos fornece informações atualizadas”, completou.

A equipe da Sempla iniciou o georreferenciamento de Porto Velho em 2009, com previsão para concluir no dia 30 de junho deste ano. O objetivo é que ele seja atualizado a cada ano. As informações são tão precisas que a diferença que poderá ocorrer é de apenas dez centímetros. Com a visualização da cidade por meio desse sistema, os gestores terão condições de aplicar melhor os recursos públicos, pois saberão com precisão onde é necessário fazer os investimentos.

Geo na gestão de municípios

Um sistema de geoprocessamento completo e atualizado é uma ferramenta poderosa para a gestão eficaz de municípios e essencial para a tomada de decisão. Em São Paulo (SP), no dia 18 de junho, irá ocorrer o curso Geoprocessamento na Gestão de Municípios.

Com duração de 6 horas, este curso irá mostrar os principais passos das fases de especificação da aquisição dos dados, escolha do GIS, além das estratégias de convencimento, treinamento e aculturamento interno para a plena utilização de sistemas para tomada de decisões.

As  inscrições já estão abertas! Curso Geoprocessamento na Gestão de Municípios, durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, de 18 a 20 de junho.

Com informações da Prefeitura de Porto Velho

publicidade