O Grupo Hexagon, provedor global de soluções para design, medições e visualizações, anunciou em meador de abril a aquisição de todas as ações da Manfra, empresa brasileira distribuidora da Leica Geosystems há mais de 30 anos.
Além de ser parceira e representante da Leica Geosystems, a Manfra é também desenvolvedora do software Posição para o setor de topografia. Fundada em 1978 em Curitiba, a Manfra atua na indústria de levantamento e engenharia, construção, mineração e agricultura, principalmente nas regiões Sul e Oeste do Brasil.
Cláudio Simão, Presidente da Hexagon na América do Sul, conta em entrevista exclusiva ao Portal MundoGEO que a Manfra é um dos maiores representantes da Hexagon Geosystems. “Com foco na linha de produtos Leica Geosystems, a Manfra possui uma presença muito forte em todo o Brasil, além de ter uma equipe técnica diferenciada, várias aplicações desenvolvidas com soluções Leica, o software Posição, etc.. É um retrato da Leica e fortalece nossa posição agregando valor, com sinergias a serem utilizadas em outras regiões”, afirmou.
Segundo Simão, a Hexagon atua no Brasil e na América do Sul através de todas suas divisões: Metrology, Geosystems, Intergraph e Novatel, tendo planos de expansão na região para todas elas. “A presença do grupo Hexagon não encontra-se em estágio similar em todos os negócios e, portanto, aquisições são de interesse para acelerar o processo de expansão, além do próprio crescimento orgânico”.
De acordo com o Presidente, os processos de aquisição da Hexagon duram pouco tempo. “A Manfra terá uma participação importante nos próximos passos de implementação de nossa estratégia para a América do Sul, oferecendo a seus profissionais uma grande oportunidade de desenvolvimento e dando vazão a outros investimentos planejados pela Hexagon. A ampliação do portfólio de produtos a serem oferecidos pela Manfra dará mais força na operação da mesma, com vários lançamentos a curto prazo”.
Novos investimentos
Em relação ao principal produto desenvolvido pela Manfra, o software Posição, Cláudio Simão afirmou que a Hexagon possui planos para integrá-lo com outras soluções da companhia, além de investir fortemente em seu aprimoramento.
Segundo o Presidente, o Grupo Hexagon pretende realizar novas aquisições ainda em 2013 e também em 2014.