A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.
Uma série de vídeos irá mostrar o que foi destaque nos três dias do evento, que movimentou o setor geoespacial no Brasil e em vários países da América Latina durante o mês de junho. Em 2013, a conferência contou com com palestrantes de vários países, que compartilharam com o público suas experiências como representantes de grandes marcas, companhias e instituições internacionais. Entre eles está Onofre Trindade Junior, professor e pesquisador da USP, atuando principalmente com Sistemas de Veículos Aéreos não Tripulados (SisVANTs), Sensoriamento Remoto e aplicações em monitoramento ambiental, agricultura de precisão e defesa. O pesquisador foi palestrante no seminário VANTs.
“O tempo das aeronaves não tripuladas simplesmente como aviões que voam sozinhos já passou. É preciso hoje dar um uso viável para essas aeronaves, sob o aspecto de segurança e econômico”, afirmou o pesquisador da Universidade de São Paulo. “De uma maneira geral, o VANT tem as mesmas capacidades de geração de produtos cartográficos e de imagens quanto as aeronaves tripuladas. No futuro, todas as aeronaves deverão ser VANTs, com exceção daquelas que carregam passageiros, e as aplicações civis certamente serão as mais importantes e diversas”, afirmou Onofre Trindade.
Veja a seguir, na íntegra, a entrevista com Onofre Trindade. Para ver mais vídeos e entrevistas, confira o canal da MundoGEO no YouTube. Para saber mais sobre o assunto e acessar os materiais, acesse a página do seminário VANTs.