A Semana de Geografia da Unicamp, evento científico realizado anualmente por estudantes da Universidade Estadual de Campinas, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas, chega em 2013 à sua nona edição, que se propõe a discutir o tema Os desafios do fazer geográfico: entre teoria e prática.
Desde a conferência de abertura, que será proferida pelo professor Antonio Carlos Robert Moraes (USP) na noite de 11 de novembro, a organização está convidando os participantes a refletirem e debaterem os desafios impostos à Geografia e à conciliação entre os aspectos teóricos e a ação dos geógrafos. A programação também prevê quatro mesas-redondas que procuram discutir o papel do profissional formado em Geografia em relação aos movimentos sociais e o direito à cidade, ao ensino de Geografia, aos estudos ambientais e ao planejamento urbano. Também serão oferecidos minicursos nas manhãs de 12 e 13 de novembro, bem como trabalhos de campo na tarde do dia 14.
Todas as atividades serão gratuitas – como condiz com uma universidade pública – e se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, professores e geógrafos, além de demais interessados pela ciência geográfica.
Como vem sendo feito desde 2010, os participantes terão também a oportunidade de apresentar suas pesquisas e reflexões sobre a Geografia nos Espaços de Diálogo Geográfico, que serão realizados pela quarta vez. Em três anos, já foi apresentada mais de uma centena de comunicações.
Mais informações estão disponíveis no site http://www.ige.unicamp.br/cact/semana2013/