O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) Atlante, desenvolvido pela Cassidian España, foi o primeiro deste porte a voar em um aeroporto civil na Europa. A autorização para este voo fundamentou-se no nível de segurança que o drone ofereceu, após a execução de vários testes.
Este voo exigiu uma série de atividades que demonstraram a confiança do programa. Dentre essas, foram realizadas importantes operações noturnas e testes de capacidades com a aeronave.
O drone Atlanta, desenvolvido pela Indústria Espanhola, foi projetado com tecnologia de ponta – automação, sensores e sistemas de proteção – seguindo os padrões utilizados em aeronaves tripuladas. Além disso, o Atlanta possui características únicas do ponto de vista da aeronavegabilidade e à certificação, o que lhe permitirá operar no espaço aéreo civil.
Essa capacidade, combinada com a flexibilidade operacional, de acordo com as necessidades do usuário, vai torná-lo o primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado capaz de realizar ambas as missões, civis e militares, como a vigilância urbana e rural, busca e salvamento, monitoramento de desastres naturais, controle de incêndios florestais, cobertura de eventos esportivos, etc..
Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.