A 3D Robotics, empresa americana que desenvolve drones de baixo custo, recebeu um aporte de 30 milhões de dólares para tocar adiante os planos comerciais da empresa nas vendas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones).
Realizado pelos fundos Foundry Group e True Ventures, o investimento é o maior da história já realizado em uma empresa fabricante de drones. Anteriormente, o maior valor era da Airware, que levou US$ 10,7 da Google Ventures. A informação é do Financial Times.
Até então uma tecnologia voltada primariamente ao setor militar, a indústria de drones está decolando no país. A 3D Robotics é presidida por Chris Anderson, ex-editor da revista Wired e autor do best-seller A Cauda Longa.
Em 2009, Anderson criou a 3D Robotis, voltada ao desenvolvimento de VANTs para fins além de defesa. Segundo o CEO, a agricultura é um dos mercados que podem se beneficiar diretamente com a tecnologia.
“Estas plataformas estão avançadas o suficiente para serem ferramentas e não experimentos. Os custos estão baixando e a performance está aumentando. É hora de botar eles (os drones) para trabalhar”, afirmou.
A 3D Robotics está preparando para novembro o lançamento do Iris, um drone para consumidor final que custa menos de US$ 1 mil e requer baixo conhecimento técnico para operar.