publicidade

ICI lança o S3iGeo, nova plataforma de mapeamento em tempo real

publicidade

O Instituto Curitiba de Informática oferece um novo serviço para gestão pública, que utiliza geotecnologia para agregar informações de diversos sistemas e bancos de dados de um município em mapas temáticos. O S3iGeo permite sobreposição de mapas e cruzamento de informações em tempo real para melhorar o planejamento e acompanhamento de ações dos gestores públicos.

Wagner Morais Correia, gerente de atendimento e gestão de projetos do ICI, explica que a solução em plataforma web integra recursos de georreferenciamento para permitir uma análise espacial de eventos e informações da administração pública. “Diferentes mapas com informações, gerados a partir de vários sistemas transacionais, podem ser carregados com detalhes que mostrem, simultaneamente, a localização de pontos de internet wi-fi, obras ou equipamentos públicos para tomada de decisões com detalhamento de logradouros, lotes, imagens dos locais e até informações fiscais, andamento de obras  ou históricos de ocorrências de pedidos de serviços públicos”, completa Wagner.

Uma grande vantagem do uso do S3iGeo é a possibilidade de gerar e analisar mapas e informações de qualquer ponto com acesso à internet. O gestor público pode saber com detalhes o que acontece em cada obra ou instalação do município  no próprio local ou à distância, sem a necessidade de estar no próprio gabinete ou escritôrio. É a ferramenta ideal para a administração municipal quando a pergunta “onde?” é relevante para tomada de decisões, como em que bairro ou região realizar mais obras ou ampliar serviços disponíveis para a população.

Outra vantagem do S3iGeo é fazer a integração dos mapas com a base já instalada de qualquer prefeitura que utilizar o serviço. Apresenta recursos semelhantes aos utilizados por grandes capitais, mas tem custo compatível com o orçamento de prefeituras de municípios menores. E não há licença específica para uso da ferramenta. Isso garante ampliação do número de usuários sem aumento de custos. Também pode ser definido controle de acesso de cada usuário, desde um prefeito com todas as informações do município até um administrador regional ou servidor público com informações referentes, apenas, à própria área de atuação.

Esse tipo de aplicação já é utilizada em demandas pontuais, mas a integração de vários  sistemas e bancos de dados com mapas temáticos  em tempo real é uma inovação que o ICI apresenta para suprir a carência dos gestores públicos por soluções mais robustas e complexas de análise e planejamento estratégico.

Fabrício Zanini, diretor técnico do ICI, destaca a importância da nova solução. “Através de um processo de desenvolvimento inovador e uma grande experiência em geotecnologia, conseguimos ampliar nossa plataforma para gestão do negócio público. Disponibilizamos uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão, que integra dinamicamente mapas temáticos com um conjunto de informações, possibilitando aos nossos clientes diferentes análises, uma melhor gestão de seus negócios, o planejamento de ações e o desenvolvimento de novos projetos de forma coordenada e eficiente”, ressalta Zanini.

O S3iGeo disponibiliza um novo modelo de governança, com maior transparência e assertividade na justificativa da aplicação dos recursos públicos. Ao saber, exatamente, o que cada morador de cada bairro da cidade necessita e o que cada bairro ou região oferece de recursos, o administrador pode fazer a melhor utilização da arrecadação do município em benefício da população. E em um futuro próximo, a tendência é de que boa parte desses dados também possam ser disponibilizados aos cidadãos, aumentando ainda mais a transparência da administração pública.

A nova ferramenta de georreferenciamento reforça o papel do ICI de integrador de soluções tecnológicas de ponta para melhorar a gestão pública. Há quinze anos, o Instituto Curitiba de Informática pesquisa, integra, desenvolve tecnologias e implementa soluções e serviços públicos inteligentes.

Fonte: Segs

publicidade
Sair da versão mobile