publicidade

Satélite mostra que cheia no Mamoré deve atingir Rio Madeira

publicidade

Imagens de satélite analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que grandes áreas de inundação ainda persistem no Vale do Rio Mamoré, na Bolívia. O Mamoré é importante formador de tributários do Rio Madeira, no Brasil, incluindo os rios Madre de Dios, Beni e Guaporé.

Imagens recentes do satélite Landsat 7 apresentam áreas atualmente inundadas pelo Mamoré que irão vazar para o Madeira. Essas águas do Rio Mamoré ainda não chegaram a Porto Velho e quando atingirem a região, o que deve ocorrer em alguns dias, tornarão a situação ainda mais crítica em Rondônia.

A Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe tem avaliado imagens de satélite com o intuito de ajudar a antecipar medidas de emergência que são tomadas pela Defesa Civil.

Registrada no dia 15 de março pelo Serviço Geológico Americano (USGS) e processada por Oton Barros, pesquisador do Inpe, a imagem abaixo mostra em azul escuro e em negro a superfície inundada com resposta espectral de água. Em verde, no entorno da calha do rio, matas inundadas pela cheia do Rio Mamoré. Essas águas ainda alimentarão a cheia histórica do Rio Madeira.

Fonte: Inpe

Seminário sobre Imagens de Satélites e Aéreas acontece em São Paulo

Semin%C3%A1rio Imagens de Sat%C3%A9lites e A%C3%A9reas1 Satélite Cbers 4 será lançado em dezembro deste anoA próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. O seminário irá reunir vários especialistas para debater o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias e tendências.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. As vagas são limitadas!

publicidade
Sair da versão mobile