Recém publicado pela Embrapa, o trabalho Metodologia de análise crítica de dados estatísticos históricos sobre produção agropecuária trata de um tema muito importante na área de georreferenciamento: a qualidade de séries históricas de dados de produção agropecuária.
É cada vez mais frequente o uso de séries históricas de dados relacionados à agricultura, pecuária e silvicultura, inclusive em estudos de suporte à gestão territorial estratégica. Mas, são diversos os relatos acerca da dúvida quanto à precisão desses dados e, de acordo com os autores da publicação, a presença de dados incorretos pode acarretar na produção de informações, total ou parcialmente, equivocadas.
“Analisar a discrepância dos dados é possível e necessário”, comenta o Analista de Geoprocessamento da Unidade e um dos autores da publicação, Rafael Mingoti. “Isto pode ser feito por meio de técnicas estatísticas que avaliem a homogeneidade dos dados, em conjunto com a comparação destes com parâmetros específicos encontrados na literatura técnico-científica”, complementa ele.
Com essa preocupação, o trabalho apresenta uma metodologia de análise crítica de dados históricos de produção agropecuária e estudos de caso para dados de laranja, trigo e leite bovino.
A publicação já está disponível para download e pode ser acessada aqui.
Fonte: Embrapa Gestão Territorial