Primeiro curso de graduação em Engenharia de Inovação do Brasil, oferece 60 vagas com bolsas integrais
Com inscrições abertas até o dia 20 deste mês, o primeiro curso de engenharia de inovação do país será ministrado pelo Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec). A instituição, que tem como entidade mantenedora o SEESP e conta com o apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), surgiu a partir da necessidade de se formar profissionais aptos a empreender e buscar soluções para a indústria nacional, que precisa ganhar competitividade.
O curso é inédito também em sua matriz curricular, com uma grade para cinco anos em período integral, que somarão 4.620 horas. E em vez de “despejar” conteúdos sobre os alunos, a proposta é fazer com que esses “aprendam a aprender”, afirma o seu diretor-geral, Saulo Krichanã Rodrigues.
Os professores já estão sendo treinados na nova forma de ensinar engenharia; com a preocupação de estimular a inovação e empreendedorismo. “O sonho de todo e qualquer docente é poder dizer ‘as matérias são todas integradas’. E será assim na concepção do Isitec. Os professores estão de fato matriciando os programas para ver como as matérias vão se inter-relacionar. Em algumas aulas, haverá mais de um professor com a turma, devido a essa interação. É uma nova forma de ensinar, e não só o currículo é inovador”, avalia Saulo.
Além disso, o aluno terá bolsa integral, não restituível, e ainda recebe auxílio para despesas.
Seleção
As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 20 de Janeiro e podem ser feitas pelo site da ISITEC. Os inscritos farão um exercício de aptidão lógica online. No dia 22, acontece uma prova presencial, de expressão. E também temos a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esses três vetores vão selecionar os primeiros alunos do curso, que tem início no dia 23 de fevereiro de 2015.
O processo contará com a expertise da Cia. de Talentos, empresa especializada em selecionar jovens talentosos para carreiras promissoras. Essa parceria tem como objetivo indicar para o candidato o perfil de estudante que buscamos: aqueles que procuram desenvolver sua percepção lógica para os desafios que o futuro exigirá.
O ISITEC
O Isitec e a proposta do curso de Engenharia de Inovação foram criados em 2011 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Ambos foram credenciados e autorizados pelo MEC em 2013.
A criação do curso deve-se ao déficit na demanda por engenheiros para atuar em projetos de desenvolvimento nacional e também global, que estejam capacitados a identificar e a liderar processos de inovação. Trata-se, portanto, de reposicionar o papel do engenheiro como um líder na sociedade cada vez mais complexa do século XXI, garantindo soluções técnicas e humanas na construção de um mundo melhor para todos.
A instituição atuará em três principais pilares: graduação, educação continuada e consultoria e serviços. Eles trarão uma visão inovadora para a engenharia nacional e a oferta de prestação de serviços ao mercado, estimulando uma parceria permanente entre empresas, estudos e bancadas de pesquisa.
O curso Engenharia de Inovação será um bacharelado em período integral, com cinco anos de estudo e vai preparar engenheiros para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área em que atue. “Nossa missão é formar engenheiros capazes de inovar e empreender, transformando e humanizando a sociedade em que vivem”, afirma Saulo Krichanã Rodrigues, diretor geral do Isitec.
De acordo com o Diretor da Graduação, o professor José Marques de Póvoa: “ao aprender a aprender e ao aprender a fazer e realmente fazer, estamos definindo o DNA do Curso de Graduação em Engenharia da Inovação!”, complementa.